O que é Logoterapia?
Considerada a Terceira Escola de Psicoterapia de Viena (a primeira é a Psicanálise, de Sigmund Freud, e a segunda, a Psicologia Individual, de Alfred Adler), a Logoterapia é um sistema teórico desenvolvido pelo médico vienense Viktor Emil Frankl (1905-1997).
A Logoterapia, nascida sob a atmosfera dos movimentos existenciais surgidos na Europa, nos anos 1920 e 1930, fundamenta-se na fenomenologia, abrangendo ainda a filosofia, a antropologia e a psicologia.
O termo logoterapia originou do grego (logos = sentido), e propõe uma terapia voltada para o sentido da vida. Segundo Viktor Frankl, o ser humano é motivado pela busca de sentido e deve orientar sua existência para valores:
• Criativos: sentido do trabalho: o que oferecemos e contribuímos para mundo.
• Vivenciais: sentido do amor: o que recebemos e usufruímos do mundo.
• Atitudinais: sentido do sofrimento: posicionamento diante da dor, da culpa, da morte.
A Logoterapia oferece tratamento para patologias desencadeadas pela frustração e pelo vazio existencial, cuja sintomatologia caracteriza-se, principalmente, por depressão, agressividade e toxicodependência.
Os recursos logoterapêuticos são aplicáveis em diversos contextos da vida humana: organizações e trabalho, educação, orientação profissional, promoção de saúde e qualidade de vida.
Para quem quiser saber mais sobre o tema, indicamos o livro “Em busca de Sentido”, best seller de Viktor Frankl. Boa leitura!