Teóricos da Psicologia Positiva afirmam que todos trazemos em nós, mais ou menos desenvolvidas, essas virtudes: sabedoria, coragem, humanidade, justiça, temperança, transcendência.
Elas são consideradas universais, posto que reconhecidas como valores positivos em todas as culturas e em todas as épocas da humanidade.
Pesquisas nessa área demonstram que essas virtudes são mobilizadas por forças internas, também chamadas forças de caráter, que representam o conjunto de recursos pessoais com que podemos contar em todos os momentos da vida – seja potencializando nossa sensação de bem estar e realização, seja mobilizando esforços para enfrentar os desafios que constantemente nos visitam.
Perseverança, amor pela humanidade, gratidão, esperança, humor, espiritualidade, prudência, perdão, senso crítico, amor ao aprendizado, autocontrole, perspectiva são alguns desses recursos que todos trazemos em nossa bagagem, mas muitas vezes são subutilizados ou desprezados por muitas razões: não sabemos que as temos, não fomos educados para desenvolvê-las, não consideramos importante em nossa cultura...
Embora todos as tenhamos, poucos de nós somos conscientes dessas forças, menos ainda de que são favorecedoras de conquistas e resultados positivos. Então, é importante dedicar algum tempo para reconhece-las, já que o bom uso das nossas forças internas pode nos proporcionar bem-estar e nos ajudar a encontrar sentidos na vida.
Você consegue identificar essas forças em você? Que tal incluir essa pauta em suas reflexões?